No dia 2 de maio de 1959, por iniciativa da Indústria Carbonífera de Santa Catarina, foi criada a SATC, Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão, focada na preparação de mão de obra qualificada e especializada, bem como na assistência social. Em 10 de abril de 1963 inaugurava a Escola Industrial, em parceria com o Senai, iniciando com cursos de aprendizagem industrial. Em 1969 com o nome de Escola Técnica General Osvaldo Pinto da Veiga, iniciaram-se os cursos técnicos, que até hoje suprem as necessidades do mercado por estes profissionais, em todo Estado de Santa Catarina e também no país.
Nos dias atuais, a SATC, agora chamada de Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina, entidade sem fins lucrativos, filantrópica e pertencente ao segmento comunitário, é um braço social da atividade carbonífera, pois o campus de educação e tecnologia da instituição é mantido via contribuição de cerca de um por cento do faturamento das empresas carboníferas da região, além das mensalidades pagas pelos alunos.
A Satc desde sempre tem seu olhar voltado para o futuro, mas além, ela está sempre inovando para o tempo presente, trazendo transformações para a sociedade no momento que ela precisa.
Em toda a história da Satc, muitos alunos se formaram. Além disso, pessoas que fazem a diferença para a sociedade, no setor publico ou privado, seja na cidade ou até no mundo.
Confira alguns vídeos de ex-alunos da Satc.
Confira as playlists com as músicas que marcaram as décadas da história da Satc, com curadoria realizada pelo comunicador Celo Menezes.